Recebendo o Espírito Santo

Home Acima Congregações Biblia OnLine Pedido de Oração Yohanan TV Contatos Cremos em...

 

 

 

Por Bennie L. DeMerchant
E-mail: benniedemerchant@objetivomao.br

Como resposta a uma pergunta, Pastor Bennie L. DeMerchant escreveu o seguinte artigo, delineando cinco fatores bíblicos básicos que as pessoas precisam observar cuidadosamente enquanto oram para receber o dom do Espírito Santo. Ele observou que as pessoas que recebem o Espírito Santo praticam, invariavelmente, estas coisas. O observar destes cinco fatores poderá criar dentro da igreja, ou dentro do coração do indivíduo que busca o Espírito Santo, um ambiente propício para o fácil recebimento do Espírito Santo. Os três envolvidos no seu novo nascimento na igreja do Novo Testamento são:

  • você, que deve se arrepender dos seus pecados;
  •  seu pastor, que deve lhe batizar por imersão nas águas em o nome de Jesus Cristo; e
  • Jesus, que lhe batizará com o Espírito Santo.

O batismo do Espírito Santo é a maior experiência que você poderá receber neste planeta! Se você ainda não se arrependeu dos seus pecados, não hesite mais, faça-o agora. Se o seu pastor ainda não lhe batizou nas águas em o nome de Jesus (Atos 2:38), combine com ele para fazer isto imediatamente. Você deve dar estes dois passos em preparação para seu batismo no Espírito Santo.

Assim que você procurar receber o Espírito Santo, há cinco coisas básicas que deve fazer. São, tão simples que podes verificar mentalmente enquanto ora. Se esquecer de uma delas nesta combinação bíblica, poderá perder sua oportunidade para nascer do Espírito. Assim como um automóvel precisa de um motor, gasolina, óleo, transmissão e rodas para andar, os princípios básicos discutidos a seguir, são essenciais àqueles que procuram o dom do Espírito Santo.


DESEJAR O DOM
DO ESPÍRITO SANTO

Você deve ter um desejo tão forte e irresistível para receber o Espírito Santo que apressará seus passos para Deus em oração. Este desejo lhe ajudará a esquecer todos que lhe rodeiam e a maneira com que os outros lhe vêem quando ora. Jesus disse:
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos". (Mateus 5:6) O batismo do Espírito Santo é uma pérola de grande valor, o que suprirá todas as suas necessidades presentes.
"A lei e os profetas vigoraram até João; desde esse tempo vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele". (Lucas 16:16) Você deve desejar ardentemente receber o Espírito Santo.

 

PENSAR NO SENHOR

Quando ora, deve levar seu pensamento exclusivamente a Deus. Provavelmente descobrirá que quando ora, sua mente quer se desviar do seu propósito para pensar nas suas falhas e tarefas não cumpridas durante o dia. Todo tipo de pensamento poderá vir a sua mente ao ponto de que a sua oração não passa de uma vã e vazia repetição. Você deve resistir esta tendência da carne. Deve manter sua mente focalizada no Senhor Jesus. Está escrito: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento". (Mateus 22:37).
Se a sua mente não está concentrada e sincronizada com as palavras que ora, não está de fato orando, então, mas simplesmente repetindo frases vãs. Deve tirar da sua mente todos os pensamentos acerca das atividades passadas, presentes e futuras, e pensar somente em Jesus, que morreu na cruz para sua salvação e lhe proporcionar o dom do Espírito Santo. Quando você realmente procura fazer isto enquanto ora, o seu próximo passo será facilitado.

 

LOUVAR AO SENHOR DE TODO O SEU CORAÇÃO

Será mais fácil louvar ao Senhor quando a gratidão verdadeira enche a sua alma e pensa no fato que Jesus morreu na cruz por você. No meio de uma oração sincera e um louvor genuíno, Deus cumprirá o desejo dEle dentro de você. Devemos oferecer-Lhe um sacrifício em oração: "Pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome". (Hebreus 13:15)

Para um corpo cansado é difícil oferecer uma oração benéfica, no entanto a Bíblia lhe exorta para oferecer um sacrifício de louvor. Louvar a Deus enquanto está cansado agrada a Deus e Ele lhe recompensará com Suas bênçãos.

Vi muitos cultos começarem com desânimo e ar de cansaço, com altas temperaturas tropicais fora do prédio da igreja e ainda mais abafado no lado de dentro. Ainda neste ambiente difícil o pregador começa a encorajar as pessoas a louvarem ao Senhor. No princípio parecia difícil, mas não demorou vir as renovadoras ondas da Glória do Senhor.

A cena do Dia de Pentecostes foi composta daqueles que Lhe obedeceram, voltando a Jerusalém, onde O louvaram, e O adoraram com grande alegria e em um acordo.


FALA LOUVANDO A DEUS

É impossível alguém louvar a Deus com toda sua alma, coração, mente e força, sem usar sua voz. As orações que emanam do interior de alguém que procura o Senhor com sinceridade, tem que ser ditas em voz audível para serem efetivas. As pessoas ouvem os louvores. Os anjos os ouvem. Mas o melhor de tudo, é que o Senhor os ouve.

Quando Deus encher seu vaso com o Espírito Santo, você experimentará uma alegria nunca antes sentida e estará cheio de glória. Esta alegria será expressa por você ao falar em outras línguas pela inspiração do Espírito.

Por causa do receio de passar vergonha, muitos que querem receber o Espírito Santo abafam suas orações a Deus, orando baixinho ou com as bocas quase fechadas. Parece que eles têm medo de serem multados por fazer barulho em excesso. Caso queira receber o Espírito Santo, tem que abrir sua boca e deixar os louvores fluírem.
É claro que Deus, as vezes, batiza pessoas com o Espírito Santo nos hospitais, onde as pessoas se encontram em condições de fraqueza, mal podendo respirar. Deus sabia, no entanto, que a pessoa estava louvando com toda a sua força.

Louvar a Deus não é difícil, pois as mais simples palavras e frases tais como: Aleluia, eu Te amo, obrigado Senhor, glória a Deus, louvado seja Deus, eu Te louvo Jesus, e etc., são suficientes quando faladas com sinceridade. Caso você se arrependeu, não precisa contar ao Senhor toda a história da sua vida ou Lhe implorar que Ele lhe conceda o Espírito Santo. Tem que crer que o Senhor lhe perdoou os pecados e quer lhe encher com o seu Espírito. (1 João 1:9)

Se louvar ao Senhor intensamente, provavelmente sentirá uma grande satisfação interior e uma felicidade intensa. Não tenha medo deste sentimento ou de perder o controle das suas ações. Deus tomará conta de você bem como fará de você uma nova Pessoa, transformando-lhe em Sua imagem. Agrada ao Senhor com louvores. Deixa Deus fazer um milagre em você. Quando Deus encher seu vaso com o Espírito Santo, você alcançará o que a muito tempo sua alma almejou.

 

CRÊ QUE DEUS LHE ENCHERÁ
COM SEU ESPÍRITO

Não alimente o Pensamento que só receberá o Espírito no próximo culto. O batismo do Espírito Santo é para você agora. Agora mesmo! Por que não? Deus está presente com você agora, e sempre estará.

As criancinhas começam a aprender uma língua apenas repetindo palavras, muito antes de saberem o seu significado. Suas primeiras expressões podem ser gaguejos, ou repetições de palavras de uma só sílaba. Quando louvamos ao Senhor intensamente, podemos até esquecer onde estamos e começar a gaguejar tal como uma criancinha. Em seguida aperceberemos que nosso louvor mudou e começaremos a dizer palavras que não entendemos. Nesta altura, não podemos deixar que o orgulho pessoal ou vergonha nos faça voltar atrás para as palavras usuais de oração. Deus nos adverte: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus". (Mateus 18:3).

Isaias falou também acerca do batismo do Espírito Santo assim: "Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o SENHOR a este povo, ao qual disse: Este é o descanso... e este é o refrigério..." (Isaias 28:11-12) Quando ora e começa a falar ou pensar em palavras estranhas, não se recua por causa da dúvida, mas continua a falar pela fé, confiando que o Espírito lhe inspirará para falar. A Bíblia diz que todos presentes no cenáculo foram "cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas segundo o Espírito lhes concedia que falassem." (Atos 2:4).
O denominador comum bíblico concernente à experiência do recebimento do Espírito Santo é que todos que recebem falam em outras línguas. Quando você começar a falar com palavras desconhecidas, não receia, porque isto é a obra de Deus. Ele está lhe enchendo com o Espírito Santo.

Quando recebi o Espírito Santo, ainda tinha problemas na minha vida pessoal. Depois de uns dias de tribulações, até quis saber se tinha sido batizado com o Espírito ou não. No próximo culto na igreja, contudo, recebi uma renovação com tanto poder e vitória, falando novamente em línguas, que não mais duvidei e chamei Satanás de mentiroso. Eu sabia que tinha recebido o Espírito Santo assim como a igreja primitiva recebeu. Eu sabia que a história da Bíblia e as promessas de Deus são verdadeiras. Ouvi-me a mim mesmo falar em outras línguas. Foi real, poderoso e vitorioso.
Presenciei umas quatro ou cinco vezes (uma vez no meio da selva) quando pessoas, ao receber o Espírito Santo, falaram em Francês ou Inglês fluente. Ouvi uma declaração jubilante em Inglês, "Eu acabo de receber o Espírito e Cristo vem!". Um outro disse em Francês, "Meu Grande Deus! Deus!" Falar em línguas, as vezes, é falar numa língua celestial, que pertence exclusivamente a um país celestial. Se uma pessoa falar muitas palavras diferentes e frases longas ou curtas em outras línguas subseqüentemente, falará estas línguas pela inspiração do Espírito Santo. Todos recebem a "Fonte que jorra para a vida eterna". (João 4:14)

O profeta Isaias, referindo-se ao recebimento do Espírito Santo, disse que com lábios gaguejantes e por línguas estranhas Deus falaria com seu povo. Jesus Cristo, o que batiza com o Espírito Santo, dá outros sinais do recebimento do Espírito Santo. (Compare Mateus 11:28, com Isaias 28:11, Mateus 3:11 e Gálatas 5:22-23). Quando sentir que está falando numa língua desconhecida, saiba que está recebendo o Espírito Santo, pois está evidente que é o mesmo sinal que eles receberam no Dia de Pentecostes, em todo o Novo Testamento e até o dia de hoje.

O Apóstolo Tiago escreveu que de todos os membros do corpo, o mais difícil de domar é a língua. Quando uma pessoa se arrepende dos seus pecados com fé, está preparando seu corpo (templo) para ser ocupado pelo Espírito Santo. O homem forte do templo físico é a língua. Quando render sua língua ao Espírito Santo num desejo intenso de receber o Espírito Santo, pensa em Jesus Cristo, louvando-O com sua voz, e o "homem forte" (sua língua) será subjugado pelo mais forte, o Espírito Santo, que lhe proporcionará retidão, alegria e paz. (Romanos 14:17) Você e todos os que lhe rodeiam saberão que você recebeu o Espírito Santo quando sua língua se sujeitar ao Espírito, que falará através de você com "lábios gaguejantes e por língua estranha".